Em 2013 houve 2.797 acidentes do trabalho fatais no Brasil, de acordo com o documento “Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho 2015-2016”, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MET). Com o objetivo de levar essa reflexão ao público, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) realizou pela terceira vez o evento Prevenir, sendo em 20016 uma Semana Prevenir, do dia 29 de novembro ao dia 04 de dezembro, com programação variada.

O evento foi realizado nos terminais rodoviários da Grande Vitória (Laranjeiras, Campo Grande e Itaparica) e no Shopping Mestre Álvaro. Ao total, foram realizados 1170 atendimentos ao público nos terminais do Transcol, dentre outras de atividades como simulação de salvamento na água, seminário sobre segurança no trabalho, aferição de pressão, massoterapia, aferição de índice de massa corporal (IMC).

Em paralelo aos atendimentos ao público, foram realizados o Seminário sobre Saúde e Segurança no Trabalho, premiações, lançamentos de projetos, intercâmbio de experiências, rodada de negócios e network profissional, reunindo profissionais das áreas de saúde e segurança, empresários, gestores, patrocinadores, estudantes, entidades, órgãos de apoio e expositores.

O encerramento da 3° Semana Prevenir aconteceu na manhã do dia 04 de dezembro, na Praia de Camburi. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros fez simulação de resgate a vítimas de afogamento com moto aquática, lancha e helicóptero, apresentação da Banda do Exército, atividades para crianças com a Patrulha da Alegria do Primeiro Batalhão da Polícia Militar do Estado (PMES).

A 3° Semana Prevenir contou com a co-realização do Sistema S de Ensino (Sesi e Senai), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), além do apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon); do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas); de empresas como a Vale; Arcellor Mittal; EDP Escelsa, Petrobras, Samarco, Encelmig Transmissão e Distribuição, Fibria e Corpo dos Bombeiros do Espírito Santo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!