Acompanhe notícias econômicas dessa última semana (06/09/2021 a 10/09/2021)
Nessa segunda-feira (06), o Banco Central do Brasil divulgou o Boletim Focus. Os analistas do mercado financeiro reduziram pela 4ª vez consecutiva a projeção de crescimento do PIB em 2021, que passou de 5,22% para 5,15% nesta semana. Por outro lado, a mediana das expectativas aponta para um IPCA de 7,58% este ano, ante a 7,27% na semana anterior. Essa é a 22º projeção consecutiva de avanço da inflação, que tem se afastado ainda mais do teto da meta (5,25%). Com essa perspectiva, também aumentaram as expectativas sobre a taxa Selic de 2021, que saiu de 7,50% a.a. para 7,63% a.a. Em relação à indústria, o mercado reduziu a projeção de crescimento da produção para 6,28% em 2021, queda marginal de 0,15 p.p. em relação à semana anterior.

Na quinta-feira (09), o IBGE divulgou os dados regionais da Produção Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF Regional) de julho. De acordo com os resultados da pesquisa, a produção industrial do Espírito Santo avançou 11,0% no acumulado de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No país, o crescimento também foi de 11,0%. Esse resultado do estado foi puxado pela indústria de transformação, que cresceu 28,2% no período, e contrabalanceado pela queda de -14,1% na indústria extrativa. O indicador estadual da produção industrial, acumulado nos últimos 12 meses, avançou 2,6% em julho de 2021. Esse é o segundo resultado positivo sob essa base de comparação, que reforça os sinais de reversão da perda produtivas da indústria estadual1 .

Também na quinta-feira (09), o IBGE apresentou os resultados da inflação referentes a agosto de 2021. No mês, o IPCA avançou 0,87% no Brasil e 1,30% na RMGV em relação a julho de 2021. O resultado de junho mostra uma aceleração do IPCA quando comparado com a variação dos preços observada no mês anterior. Enquanto no Brasil o grupo transportes (1,46%), puxado pelo preço da gasolina, foi o maior responsável pela variação do mês, na RMGV, o grupo habitação (4,15%) foi o que mais contribuiu para a inflação da região, explicada pelo aumento da energia elétrica residencial (10,49%) na Grande Vitória. Em relação a variação no acumulado em 12 meses até agosto, o IPCA registra altas de 9,68% no Brasil e 11,07% na RMGV.

CLIQUE AQUI para ler o demonstrativo na íntegra
Fonte da Notícia: Portal da Indústria Publicado: 13/09/2021