Uma nova máscara de proteção contra picadas de insetos em trabalhos de campo foi desenvolvida por empregados que atuam na área de estudos ambientais na Vale. Até então, o que existia no mercado era a máscara de apicultor. No entanto, sua utilização para o trabalho que realizamos em áreas remotas não era recomendado em fu?nção até mesmo da limitação visual em locais de difícil acesso, íngremes e irregulares. O ataque por enxames é um dos maiores riscos para os profissionais que atuam em campo na realização de estudos ambientais.
Com o novo equipamento, as consequências de um acidente como esse são minimizadas com a possibilidade de fuga segura. A máscara disponível em uma pequena mochila acoplada às costas dos empregados possibilita uma rápida instalação para proteção da cabeça, face e pescoço do empregado.
O equipamento foi desenvolvido em parceria com uma empresa do ramo de esportes de aventura, que vê potencial de oferta para o mercado em geral. Atualmente, a proteção já está sendo utilizada pelas equipes de sondagem, mas pode ser adquirido por outras áreas que também possuem profissionais expostos a situações que apresentam o mesmo cenário de risco.
© 2025 SINDIFER - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo - Todos os direitos reservados.